Pesquisa de análises da obra Guerra e Paz, de Cândido Portinari (SUBPROGRAMA 2015-2017)


Vídeo complementar:



Na obra Guerra e Paz, Portinari usou poucas cores nas obras, além de linhas retas e formas geométricas. Outro ponto presente na obra são as figuras sobrepostas e a falta de preocupação do artista com a perspectiva e a profundidade.É possível perceber qual painel se refere a qual momento pela expressão das figuras pintadas neles. No painel que representa a Guerra ficam evidentes a tristeza e o desamparo, enquanto o painel da paz exala alegria e aconchego.
Todo o trabalho que resultou em Guerra e Paz foi produzido por Candido Portinari entre os anos de 1952 e 1956. O trabalho foi encomendado pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, onde os painéis foram instalados no hall de entrada, com acesso restrito ao público.

2 DETALHES DE GUERRA E PAZ SE DESTACAM:
1. GUERRA:
O primeiro painel se refere à guerra e deixa claro os sentimentos das pessoas durante um período como esse. Com poucos pontos de cor e tons sóbrios e frios, a pintura dá ao observador a sensação de desconsolo. As expressões das figuras presentes no quadro revelam medo, tristeza e desespero.
 2. PAZ:
O segundo painel da obra, referente à paz, contrasta com o primeiro em todos os sentidos. Os tons utilizados por Portinari são mais amenos e transmitem alegria e tranquilidade. A presença de cores vivas, como o vermelho, chamam a atenção do observador para a felicidade que emana da pintura, assim como as figuras representadas nele. Esse é o caso, por exemplo, do coral de crianças cantando e das mulheres dançando enquanto os homens jogam capoeira.

-Foi feita no ano de 50; Especialmente para a sede das nações unidas em Nova York; -Tinha recomendações medicas para evitar tinta óleo; -Mesmo assim encarou como missão e cria um dos mais belos quadros da loucura humana; -Período da Guerra Fria (capitalistas e socialistas); -Avanço científicos e tecnológicos; -No dia 20 de outubro de 1951, é inaugurada a I Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

 Retratou questões sociais do Brasil; -Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia; -Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos; - Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

O que a matriz diz sobre essa obra?

A complexidade dessa relação entre estética, ética e política pode também ser percebida em obras de arte como Deuses de um mundo moderno, de José Clemente Orozco, painel Guerra e Paz, de Cândido Portinari. Questões sobre o indivíduo e a participação política podem ainda ser evidenciadas pela análise dessa obra.

Na sociedade contemporânea, a energia constitui importante objeto de estudos, exigindo especial atenção aos aspectos éticos, ecológicos, políticos e socioeconômicos associados ao seu uso racional, com o objetivo de contribuir para a análise da pertinência de opções técnicas, sociais, éticas e políticas na tomada de decisões. Ao se ampliar o conceito de energia, torna-se possível a percepção de alterações no ambiente e a identificação de novos cenários energéticos surgidos no século XX, como o uso controlado da energia nuclear, a fim de confrontar possíveis soluções para uma situação-problema, como apresentam as obras como os curtas This land is mine, de Nina Paley, Man, de Steve Cutts, e ainda Guernica, de Pablo Picasso, Guerra e Paz, de Cândido Portinari.

O século XX foi palco de revoluções e guerras que reconfiguraram o cenário mundial. Reflexões diversas sobre esses processos podem ser motivadas com as obras A noiva do vento, de Oskar Kokoshka, Guerra e Paz, de Cândido Portinari.

Por meio de imagens, é possível provocar uma sensibilização, a exemplo do programa educacional Êxodos: Programa Educacional – Leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporâneo, do fotógrafo Sebastião Salgado, da obra Norte ao Sul, de Torres García e do curta-metragem Man, de Steve Cutts. Outras obras podem contribuir para essas reflexões, como o painel Guerra e Paz, de Cândido Portinari; Deuses de um mundo moderno, de José Clemente Orozco; Guernica, de PabIo Picasso; Quem matou Herzog?, de Cildo Meireles, e Garoto faminto com bola de futebol, de Paulo Ito.
Em artes visuais, o conceito de estrutura pode ser verificado na compreensão da composição da imagem no espaço pictórico, assim como na percepção da composição e organização dos elementos da linguagem visual na produção de obras de arte. Essa perspectiva pode ser observada nas obras, Guernica, de Picasso, painel Guerra e Paz, de Cândido Portinari, e Deuses de um mundo moderno, de José Clemente Orozco.

O estudo da constituição dos estados nacionais (europeus, asiáticos, africanos e americanos), com atenção especial ao Estado brasileiro, pode ser auxiliado com o texto teatral Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. A obra apresenta e problematiza discursos, músicas e eventos que marcaram a história brasileira e mundial, sob a perspectiva da ideia de liberdade, utilizando-se de personagens fictícios e históricos. Dentro dessas abordagens, pode ser estabelecido um diálogo com Guernica, de Pablo Picasso, Guerra e Paz, de Cândido Portinari.

O século XX foi palco de revoluções e guerras que reconfiguraram o cenário mundial. Reflexões diversas sobre esses processos podem ser motivadas com as obras A noiva do vento, de Oskar Kokoshka, Guerra e Paz, de Cândido Portinari, Guernica, de Pablo Picasso, e Deuses de um mundo moderno, de José Clemente Orozco. O espaço geográfico existe como um dado inseparável da vida global. Os contextos locais tornaram-se relevantes para compreender a produção, o comércio, a cultura e a política mundial. É importante analisar como se processa a inserção do Brasil no mundo e a influência do mundo no Brasil.

Bibliografia:

Você também pode gostar

6 comentários

  1. Vocês estão me ajudando tanto com essas resenhas!!Não parem por favor! quero encontrar vocês
    quando passar na UnB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estela, fico imensamente feliz com seu comentário. Do fundo do nosso coração, queríamos poder fazer muito, muito mais. Porém, as coisas foram pesadas este semestre pra todos nós e postar no blog ficava cada vez mais difícil. Caso queira nos contatar mande uma mensagem, podemos disponibilizar alguns materiais!
      Atenciosamente,
      Lorena Lima.

      Excluir
  2. Adorei a resenha. Ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Onde certamente foi estás imagens?

    ResponderExcluir
  4. esta historia e muito boa


    ResponderExcluir
  5. BOM DMS CAR A GOSTUEI MUITXTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOPÓRT

    ResponderExcluir