Pesquisa de análises da obra Mural da Igrejinha, de Francisco Galeno (SUBPROGRAMA 2015-2017)


(*Mural da igrejinha, antes da pintura de Galeno)
O desenho de Alfredo Volpi, uma Nossa Senhora com o menino Jesus no colo, os dois sem rosto, foi destruído. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tentou recuperar a pintura original, mas disse que não foi possível. Então, escolheu o artista piauiense Francisco Galeno para fazer novos painéis.

Na nova pintura, a santa no centro do altar é Nossa Senhora de Fátima sem rosto. Ela tem uma pipa no lugar das mãos. O rosário é um carretel de linha. A coroa é decorada com flores. Nas laterais, predomina a cor azul bem forte. Pipas e flores foram criadas para representar a alegria das crianças que teriam avistado a Virgem Maria em Fátima, Portugal.

Assim como Volpi, Galeno, em 2009, que, como Volpi, misturou o sagrado ao profano. As figuras estão sobre um tom de azul claro de razoável intensidade. A representação de pipas e flores, incorporando outras tonalidades, teria sido utilizada pelo artista para simbolizar a aparição de Nossa Senhora para as três crianças na cidade de Fátima, em Portugal.
Apesar da similaridade entre a linguagem de Volpi e Galeno, a obra foi motivo de grande polêmica entre os fiéis que chegaram a articular um protesto por meio de um abaixo assinado. Mas, prevaleceu o bom senso. A criação de Galeno permanece como ornamento do interior.

                                       O que a matriz diz sobre essa obra?

Na obra visual Mural da Igrejinha, de Luís Galeno há diversas possibilidades para perceber e refletir sobre transformações estéticas. Esse ecletismo artístico, que foi um elemento central do Tropicalismo, iniciou um movimento que abraçou vários gêneros musicais, dialogando com a poesia concreta e retratando a diversidade e os contrastes da cultura brasileira.

Diferentes estruturas podem ser observadas nas diversas ciências, como o tratamento de problemas do espaço, destacando-se a localização de pontos, retas e circunferências por suas coordenadas ou equações, inter-relacionando-as. A comparação da estrutura dos números reais com a dos números complexos permite estabelecer as necessárias congruências exigidas pela evolução do conhecimento matemático diante das necessidades do desenvolvimento tecnológico. A forma de organização desses elementos (pontos, linhas, curvas) no espaço delineia uma imagem e, consequentemente, as características de um movimento artístico, como é o caso da obra Mural da Igrejinha, de Luís Galeno.

O uso de múltiplos materiais nas artes visuais pode ser percebido a partir do contato com a instalação Tropicália, de Hélio Oiticica, a linoleogravura Jogo do osso, de Glênio Bianchetti, A noiva do vento, de Oskar Kokoshka, a performance Rhythm 05, de Marina Abramovic, o grafite Garoto faminto com a bola de futebol, de Paulo Ito, e a escultura Formas únicas em movimento, de Umberto Boccione. Isso pode ser percebido também na obra Mural da Igrejinha,  de Luis Galeno.

BIBLIOGRAFIA:

Você também pode gostar

1 comentários