Pesquisa de análises sobre a obra Garoto faminto com a bola de futebol, de Paulo Ito (Subprograma 2015-2017)

Vídeo complementar:

Paulo Ito é um pintor de rua brasileiro, que acaba de ficar internacionalmente conhecido. Isso porque, no dia 10 de maio, ele grafitou, no portão de uma escola, no bairro da Pompéia, em São Paulo, a imagem que acaba de se transformar no primeiro grande viral da Copa do Mundo no Brasil. No grafite, um menino chora de fome ao se sentar à mesa e se deparar com um prato que não tem comida, mas uma bola de futebol. 

"A ideia surgiu a partir de um trabalho que o grafiteiro francês Goin fez em Atenas. A minha maior intenção é expor a situação que vivemos, hoje, no Brasil, e mostrar a importância que se dá a algumas coisas em detrimento de outras. Não quero dizer que o governo federal não está trabalhando contra a miséria, pelo contrário, acredito que seu esforço foi muito mais efetivo do que o das gestões anteriores. Ainda assim, a situação no país, sem dúvida, continua sendo muito problemática", contou em entrevista ao Brasil Post

A crítica explícita faz coro às manifestações que tomam conta do país às vésperas da copa do mundo de 2014. Questões sobre o indivíduo e a participação política, desigualdades sociais são evidentemente abordadas nessa obra.

O que a matriz diz sobre essa obra?

  •   Nessa obra destacam-se a importância da interlocução com novas linguagens expressivas, produções multimídia e o uso do corpo como objeto de arte em ações coletivas, performances, ambientações. É possível também, pensar nas interações humanas em suas dimensões estética, ética e política, considerando que a capacidade para interagir permite criar valores, deslocar perspectivas e fundar metodologias e instituições. É possível discutir a respeito de condições dignas e sustentáveis para a existência humana no planeta, a partir da obra Tropicália, de Hélio Oiticica, do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, dos documentários Encontro com Milton Santos, de Sílvio Tendler, e Estamira, de Marcos Prado, assim como na animação Man, de Steve Cutts e no grafite Garoto faminto com bola de futebol, de Paulo Ito.
  •   No que se refere à Ambiente e Evolução, cabe ainda a análise da relação entre a desigualdade socioeconômica dos países e as condições de saúde de suas populações. Males crônicos afetam países da África, Ásia e América latina, alastram-se doenças infecciosas, típicas da miséria e de condições sociais, políticas e econômicas estruturadas em complexas relações internacionais. As obras Êxodos, de Sebastião Salgado, A Triste Partida, de Patativa do Assaré musicada por Luiz Gonzaga, Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Garoto faminto com bola de futebol, de Paulo Ito, ilustram de forma contundente as consequências dessa desigualdade.

  •    Vale lembrar novas modalidades de linguagem surgidas em relação ao desenvolvimento industrial, ao aumento da população mundial e, consequentemente, do consumo. A arte publicitária e suas características e ideologias podem ser estudadas por meio da interpretação da música Geração Coca-Cola, do grupo Legião Urbana, do Moteto em ré menor ou Beba CocaCola, de Gilberto e Décio Pignatari, e do grafite Garoto faminto com a bola de futebol, de Paulo Ito.


Bibliografia:

Você também pode gostar

0 comentários